
foto: Renato César Ribeiro
Começa hoje, quinta-feira, 27 de agosto, e vai até 4 de setembro a 1ª Bienal do Livro de Curitiba na ExpoUnimed. O evento inclui oficinas, debates, sessões de autógrafos e mais atividades. Os organizadores esperam mais de 100 mil visitantes no local, que receberá ações sobre cultura, educação e meio-ambiente. Todas as noites, às 19h30min, acontecem as mesas redondas com grandes autores, intelectuais e políticos para debates a respeito de literatura, cinema, educação e sustentabilidade.
Na abertura, a senadora Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente, e o teólogo Leonardo Boff debatem o tema “Salvar o Planeta: Responsabilidades e Estratégias”. No decorrer do evento, participam de outras atividades: Carlos Heitor Cony, Moacyr Scliar, Miguel Sanches Neto, Wander Melo Miranda, Regina Zilberman, Fernando Morais, Arnaldo Bloch, Ruy Castro, Domingos Pellegrini, Clarah Averbuck, Carlos Herculano Lopes, Cristóvão Tezza, Raimundo Carrero e João Gilberto Noll.
A atriz Marília Pêra, o maestro João Carlos Martins e os escritores Rubem Alves e Ivan Junqueira já confirmaram presenças para os debates. A música ganha espaço no pocket show com o comediante Léo Lins e apresentações de Jair de Oliveira, a cantora Tié, a nova revelação da MPB, e Kid Vinil. A orquestra e o coral da Fundação Solidariedade também participam.
No auditório Cinebienal serão exibidos filmes franceses, em referência ao Ano da França no Brasil, a Fnac lança o filme Home – Nosso Planeta Nossa Casa, que trata de sustentabilidade. Será lançado no evento ainda o documentário de Rui Vezzaro, Cinerário, inspirado na obra de Dario Vellozo, e ainda, o novo filme baseado no livro de Valencio Xavier.
Para conferir a programação completa do evento e ter mais informações, acesse o site do evento http://www.bienaldolivrocuritiba.com.br/.