Ao som do piano

Fundação Cultural apresenta o quinto Recitais Especiais do ano

Mais uma noite de cultura e arte no Teatro Juarez Machado. A Fundação Cultural de Joinville, junto com a Escola de Música Villa-Lobos, traz para os Recitais Especiais uma pianista de renome no estado. Vânia Eger Pontes apresenta um recital didático de piano na próxima terça-feira, 12 de agosto, às 19 horas, com entrada franca.

Desde 2004, a Escola de Música Villa-Lobos, da Casa da Cultura, apresenta artistas consagrados no Brasil e no exterior através dos Recitais Especiais. O Teatro Juarez Machado é o palco para atrações gratuitas de diversos estilos musicais.

Proporcionar o desenvolvimento musical e o espírito crítico dos alunos com experiências fora das salas de aula é o objetivo do projeto. Com a apreciação musical em recitais ao vivo com músicos convidados, os Recitais Especiais beneficiam a comunidade joinvilense por ser aberto ao público.

A pianista

Vânia Eger Pontes é bacharel em piano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2007). Atualmente cursa mestrado de Práticas Interpretativas – Piano, na UFSC. Na graduação, atuou por um ano como bolsista de extensão, lecionando em oficinas de iniciação musical.

Como bolsista de pesquisa, atuou por dois anos no grupo de processos músico-instrumentais. Foi orientada ao piano, no grupo de pesquisa e no trabalho de conclusão de curso pela professora Doutora Maria Bernardete Castelan Póvoas.

Vânia fez master classes com renomados pianistas como Catarina Domenici, Eduardo Monteiro, Fernando Lopes, Gilberto Tinetti, Luís Medalha, Luís Senise, Sayure Shimabuco e Rafael dos Santos. Tem participado de concursos de piano de níveis nacional e internacional, alcançou quarto lugar no concurso Latino Americano Rosa Mística - Curitiba, e terceiro lugar no Concurso Souza Lima - São Paulo, ambos em 2007.

Tem publicações em importantes congressos nacionais e internacionais de música como ABEM, SIMPEMUS e SIMCAM. Como pesquisadora atua principalmente nos seguintes temas: ação pianística aliada à questões anatomo-fisiológicas, técnica, interpretação pianística e música moderna.


Programa:

Olivier Messiaen
I- Regard du Pére (Vingt Regards sur L’Enfant-Jésus)

Francisco Mignone
Sonata n. 1:
Moderato
Andantino, quasi Allegretto
Moderato

Johann Sebastian Bach
Prelúdio e fuga XXI – I livro.

Alberto Ginastera
Sonata n.1:
Allegro marcato
_Presto Misterioso
_Adagio molto appassionato
_Ruvido ed ostinato

fonte: Fundação Cultural de Joinville (editado)